
SOBRE



"Ê Boi da ponteira de ouro"
O Bumba-meu-boi de Pindaré é considerado pelos mestres e mestras da cultura popular maranhense como o primeiro grupo de boi de sotaque da baixada em São Luís. Foi fundado em maio de 1960 e deu origem a outros grupos deste mesmo sotaque como, por exemplo, Bumba-meu-boi de Santa Fé, Boi do Oriente e Boi da Floresta. Reconhecido internacionalmente, o Boi de Pindaré, que no ano de 2020 completará 60 anos, tornou-se famoso a partir da voz do Mestre Coxinho, que gravou em 1972 a toada Urrou do Boi, que foi considerada Hino Cultural e Folclórico do Maranhão pela Lei nº 5.299/1991.
Atualmente, temos outros mestrxs puxando a brincadeira como o Mestre Castro, Mestre João Sá Viana, Mestra Chica Preta e Mestre Chico.
O Bumba-meu-boi do Maranhão possui uma diversidade de estilos que é encontrada por todo o Estado. Em São Luís, especificamente, temos a presença de cinco sotaques, sendo um deles conhecido como Baixada ou Pindaré. Este sotaque apresenta características próprias que são observadas no tipo de personagens que compõem o cordão, nas indumentárias, no ritmo, na dança e na maneira de se relacionar com o sagrado.